4 Tecidos ecológicos feitos de fruta

4 tecidos ecológicos feitos de fruta

30/11/2017 • Moda Sustentável

Share Button

A indústria têxtil tem inovado e encontrado soluções mais sustentáveis e eco-friendly para a produção de tecidos de fibras naturais, utilizando matérias-primas inusitadas como frutas. Sabemos que tecidos como o algodão exigem uma área de produção, produtos químicos, água, mão de obra e energia em excesso para seu cultivo e produção. Daí a necessidade de inovar através de materiais menos agressivos ao meio ambiente e a sociedade. Fibras de frutas como a banana, o abacaxi, a laranja, o coco e de raízes como cenoura e beterraba fazem parte desse novo grupo de tecidos ecológicos.

1)Banana: Sua fibra, que é obtida a partir do caule da bananeira – uma parte da planta que normalmente é despejada ou queimada quando a fruta é cortada, causando poluição – é biodegradável e ecológica, durável e leve.

De acordo com o The Guardian, cerca de um bilhão de toneladas de hastes de banana são desperdiçadas a cada ano”.
O tecido já é usado no Japão e no Sudeste Asiático, pois as camadas exteriores do caule podem ser usadas para cestas ou panos de mesa e as camadas internas finas podem ser usadas para quimonos delicados. De acordo com a empresa eco-têxtil Offset Warehouse, “as plantas de banana muitas vezes não requerem pesticidas ou fertilizantes quando cultivadas nos trópicos. Sendo um produto de resíduos da indústria de alimentos, esses talos que, uma vez, foram simplesmente jogados fora, estão sendo usados ​​como um novo valor-recurso com muito pouca área cultivada extra sendo necessária “.

4 tecidos ecológicos feitos de fruta

 

2)Abacaxi: as folhas do abacaxi são utilizadas para a produção de fibras têxteis. Por ser um subproduto da indústria têxtil, as folhas não precisam de terra adicional, água ou fertilizantes para crescer”. O mais famoso produto é o Pinatex, um substituto do couro, que já ganhou o mercado da moda e decoração.

O material também traz benefícios para as comunidades agrícolas. O processo industrial usado para criar o Piñatex produz biomassa, que pode ser convertido em um fertilizante que os agricultores podem espalhar em seus solos para cultivar a próxima safra de abacaxi. O material, que tem aparência semelhante à tela, também é biodegradável.

4 tecidos ecológicos feitos de fruta

 

3)Coco: Algumas empresas de vestuário estão adotando o cocona, o tecido cocona é feito de cascas de coco que foram recicladas em carvão ativado. Quando incorporado em fibras e tecidos, o resultado é uma peça de vestuário que seca rapidamente, absorve o odor, fica fresca e oferece proteção UV, o que a torna ideal para o desgaste esportivo.

4 tecidos ecológicos feitos de fruta

 

4)Laranja: Através de um método patenteado, a empresa italiana Orange Fiber extrai a fibra  das cascas de laranja para produzir o fio. O tecido final tem o mesmo toque e qualidades que a seda, sendo brilhante, macio e suave. Além disso, o fio é versátil o suficiente para que ele possa ser usado com outros fios.

4 tecidos ecológicos feitos de fruta

Imagem destaque reprodução via.
Imagens textos reprodução via.

 

Deixe uma resposta