6 Razões para comprar de brechós

6 Razões para comprar de brechós

04/04/2017 • Moda Consciente

Share Button

O consumismo contemporânea tem sido tema de muitos debates. Aqui, no Estilistas Brasileiros, abrimos espaço para reflexões sobre o impacto que esse consumo exacerbado representa para nosso planeta e sociedade. Também apresentamos novas (algumas não tão novas assim) maneiras de consumir, de forma mais consciente, responsável e de menor impacto ambiental. Esse é o caso dos brechós, prática resgatada dos nossos bisavôs, que hoje em dia ganha força e, longe de ser um modismo, se consolida como alternativa sustentável.

Alinhado com uma forma de consumo menos impactante, tanto para seu bolso quanto para o meio ambiente, os brechós incorporam conceitos de reciclagem, reutilização e até reapreciação de produtos quem ainda apresentam vida útil considerável.

Abaixo listamos 6 boas razões para você colocar os brechós nos seus roteiros de compras:

1)Valorização do seu dinheiro:

Você consegue comprar um produto por uma fração do que seria seu custo original. É possível, com o mesmo orçamento, comprar roupas de alta qualidade e/ou obter maior quantidade de peças. Ou ainda, seguindo a máxima de consumir apenas o necessário, economizar em suas compras de moda, gastando menos para adquirir o que planejou.

 

2) Singularidade:

Os brechós oferecem uma variedade de peças de diferentes épocas, estações, coleções e marcas. Isso traz singularidade e vai na contramão da moda encontrada nas vitrines das lojas tradicionais, onde existe um padrão de tendências sendo seguido.

 

3) Sustentabilidade:

Nada é mais “verde” e sustentável do que comprar em brechós. Você contribui para a diminuição da quantidade de resíduos têxteis no planeta, evitando que peças ainda com boa vida útil acabem no lixo. Além disso, nenhuma peça nova foi produzida, evitando o impacto ambiental da cadeia produtiva.

 

4) Apoio a economia local:

Quando você compra de brechós apoia a economia local: são diversos pequenos negócios apoiados, assim como as pessoas que deles vivem – desde proprietários e funcionários dos brechós até os antigos donos dos produtos que você compra de segunda mão.

 

5) Qualidade:

Brechós oferecem peças de qualidade por valores muito acessíveis e esse é um grande diferencial. Você consegue encontrar: marcas renomadas, itens de luxo, peças atemporais,  e vintages em lojas de segunda mão.

 

6) Habilidade de curador:

A prática de garimpar e comprar em brechós ajuda também a desenvolver habilidades pessoais como o olhar apurado e “caçador” para encontrar preciosidades no meio de tantas opções. Diferentes das lojas tradicionais, que facilitam o ato de consumir ao oferecer sugestões de looks completos, nos brechós você será literalmente uma fashion hunter.

 

Imagem destaque: reprodução aqui

Deixe uma resposta