Afinal, o que é moda autoral?

moda autoral

23/11/2017 • Moda Consciente

Share Button

 

O termo moda autoral tem sido muito utilizado atualmente no cenário da moda. E ser autoral virou sinônimo de marca bacana e antenada, mas será que você sabe o que realmente significa uma peça de roupa e/ou acessório dito autoral? Qual o valor subjetivo dessa terminologia? Quando podemos afirmar que tal produto é, de fato, autoral?

Bem, para explicarmos tal termo, vamos voltar um pouco no significado etimológico da palavra autoral: a mesma é derivada da palavra autor, e significa tudo que é relativo a ou próprio do autor de obra literária, artística e/ou científica, ou seja, significam todas as criações e obras do autor.

Na moda o termo autoral – além de abraçar o significado acima – aparece intrinsecamente relacionado a chamada moda slow fashion. Em uma clara oposição ao padrão de moda fast fashion e seus produtos massificados, a chamada moda autoral vai além e, por convenção social, abrange também aspectos relacionados ao movimento de moda slow fashion e suas correlações.

Sendo assim, moda autoral pode ser interpretada como todo produto feito por criadores que estão bastante próximos de suas criações, seja no que diz respeito ao processo de criação e/ou de confecção do produto até a venda do mesmo.

Devido a essa proximidade, o produto autoral vem repleto de impressões e influências de seu criador. E, ao contrário do que muitos pensam, o produto autoral não é aquele onde identificamos uma criação inusitada, mas sim aquele produto com valor afetivo muito presente.

Dentro dos aspectos acima citados encontramos os pequenos produtores que produzem localmente e em pequena escala, de forma bastante artesanal e estando totalmente envolvidos em todas as etapas por onde passa o produto até chegar ao cliente final. Os mesmos ainda apresentam a preocupação com questões como sustentabilidade, ética e responsabilidade social.

Deixe uma resposta