Apoena

apoena bolsas artesanais slow fashion feitas de folha de butiá

03/05/2017 • Guia de Marcas

Share Button

A Apoena é uma marca slow fashion de bolsas artesanais que foi buscar na cultura indígena e na folha do butiá a inspiração e matéria-prima para seus produtos.

A marca nasceu há 1 ano pelas mãos da designer de moda Maiara Andressa Bonfanti e Neiva Terezinha Bonfanti Rosa – naturais do município de Giruá, RS – com o intuito de oferecer um novo conceito em design sustentável e consumo consciente.

O termo Apoena tem origem no tupi guarani e significa “AQUELE QUE ENXERGA LONGE”. Esta é a principal proposta da marca: pensar no futuro, despertar o interesse das pessoas e conscientizá-las a respeito das novas possibilidades de consumo e da importância dessas atitudes para uma sociedade sustentável.

apoena bolsas artesanais slow fashion feitas de folha de butiá

Mochila 2 em 1

 

As bolsas Apoena são feitas artesanalmente com a folha do butiá, uma palmeira bastante popular no sul do Brasil e no sudeste do Uruguai. O fruto do butiá é utilizado no preparo de diversos alimentos e bebidas. Para a produção das tramas utilizadas na confecção das peças, as folhas passam por 5 procedimentos: A colheita, a seca-gem, estalagem, raspagem, modelagem e desenvolvimento do produto. Como cada folha mantém suas próprias características, cada trama apresenta tonalidades únicas.

Apostando na essência da natureza com tingimentos de corantes naturais, utilização de detalhes com elemento em couro de peixe e aviamentos como o bambu e cordas de algodão, a marca cria peças sustentáveis e ao mesmo tempo exóticas, cheias de beleza e design atemporal.

Para conhecer mais:

Site

Instagram: @apoenab

apoena bolsas artesanais slow fashion feitas de folha de butiá

Bolsa New Cantil

 

New cantil – Feita de palha de butiá, a bolsa contém detalhes de couro de peixe na alça e retalhos de courino (descarte de estofaria). A sua coloração e tingimento natural são feitos a partir da Macela e Açafrão. A peça ainda possui aviamentos naturais como o Bambu.

Mochila 2 em 1 –  Com a base em palha de butiá, a mochila utiliza detalhes em couro de peixe e retalhos de courino (descarte de estofaria). Com dois tecidos, um deles segue a proposta do tingimento natural a base de Erva Mate.  As alças de algodão proporcionam dois modelos de bolsa tanto de mochila quanto de bolsa lateral.

 

Deixe uma resposta