Calculadora ajuda designers a avaliar o impacto ambiental de suas criações

calculadora ajuda designers a avaliar impacto ambiental de suas criações

21/11/2016 • Moda Sustentável

Share Button

Gigante do mercado de luxo, a holding Kering, lançou uma calculadora ambiental, em parceria com a renomada escola de moda Parsons School of Design at the New School, para que o design possa avaliar o impacto ambiental de suas criações versus o lucro.

A calculadora, lançada em formato de app, chamado “My EP & L”, atuará como espinha dorsal de um novo currículo da Parson: o projeto “Kering X Parsons: EP & L” que irá avaliar prós e contras das decisões criativas dos alunos. E está disponível gratuitamente, no iTunes e Google Play.

O app permite que os alunos visualizem de forma rápida o impacto de sua criação através de uma seleção de produto, matérias-primas e origem da fabricação, sempre considerando a análise de lucro versus perdas ambientais.

My EP & L analisa o efeito cumulativo de mais de 5.000 indicadores, incluindo as emissões de carbono, uso da água, poluição da água e do ar, produção de resíduos e mudanças no uso da terra, para calcular o impacto final do produto.

O projeto é baseado na metodologia Environmental Profit & Loss do conglomerado de luxo francês, que atribui valor monetários ao impacto ecológico das operações da empresa e da cadeia de suprimentos.

Como parte de sua colaboração, Kering também oferecerá módulos projetados para incorporar “aulas práticas de sustentabilidade” no currículo Parsons. Em três sessões de “Tese de Sistemas e Sociedade” e duas sessões de “Teses de Materialidade”, os alunos terão a oportunidade de estudar o processo de EP & L, comparar materiais e discernir como as escolhas de abastecimento e fabricação podem influenciar a pegada de carbono de um produto.

Leia mais aqui: Ecoterre

 

calculadora ajuda designers a avaliar impacto ambiental de suas criações

Deixe uma resposta