Geração Z e seu novo modo de consumir moda

geração Z

04/04/2016 • Moda Consciente

Share Button

Hoje em dia falamos muito sobre a geração Y e seus hábitos sociais, de trabalho e de consumo. Mas a geração que ainda não começamos a dar muita importância, porém, já mostra aspectos bem diferentes é a Z, que são os nascidos entre 1995 e 2010. Eles têm no máximo 20 anos e estão chegando agora em suas primeiras escolhas.

A geração Z é a população com maior diversidade étnica dos EUA e provavelmente do mundo. Eles não acreditam que o sexo é o que define sua identidade, por exemplo. Então, você já pode imaginar o quanto esses jovens serão influentes do mundo da moda, certo?

De acordo com a palestra de Jaclyn Suzuki, no último SXSW – South by Southwest, considerado o maior festival de criatividade do mundo – a geração Z apresenta uma identidade fluida e honesta, buscando simplicidade e minimalismo nos produtos que utiliza.

Diferentemente das gerações passadas, eles repelem branding ostensivo e usam marcas e produtos como ingredientes, ou seja, o logotipo deixa de ser um ponto de identificação e ganha discrição no uso. Seu consumo é baseado em propósito, buscando produtos e marcas que trazem valor para sua vida. Empresas transparentes e engajadas em questões sociais e ambientais são bem vistas.

Criados em um cenário economico de recessão, essa geração é mais realista, consciente, persistente, inovadora e confiante, fazendo escolhas mais apurada de como e onde gastam seu dinheiro, segundo pesquisa da Ernst & Young.

 Confira alguns representantes dessa nova geração:

Tavi Gerinson: começou como blogueira de moda aos 13 anos, lançou a Rookie Magazine para adolescentes aos 15 e hoje, aos 19, é escritora, editora, cantora e atriz. Incentiva os jovens a se expressarem e serem eles mesmos.

geração Z

Jaden Smith: filho dos atores Will e Jada Smith, ele é engajado em causas sociais – embaixador da juventude para Zâmbia – e ambientais, usa roupas femininas e desfilou para a campanha feminina da Louis Vuitton, namora uma menina que usa roupas masculinas.

 

 

Deixe uma resposta