Armário cápsula está na moda

08/10/2015 • Moda Consciente

Share Button

A moda do armário consciente:

O conceito do armário cápsula surgiu em março de 2014, quando Caroline Rector, uma americana de Austin, Texas, resolveu lançar o blog Unfancy.
Caroline conta que a idéia veio de um desejo de simplificar sua vida, combinando dois dos seus interesses favoritos que são estilo pessoal e minimalismo. Daí começou a fazer experimentos em seu próprio closet.
O conceito do armário cápsula é simples: ter uma quantidade mínima de determinadas peças de roupas e aprender a combiná-las das formas mais variadas possíveis e, assim, criar um número grande de produções.
A iniciativa casa muito bem com a tendência mundial de um consumo de moda de forma mais consciente, inteligente e moderada. São as bases das propostas do slow fashion, moda sustentável e ecofriendly.
O Unfancy conta com um planejador que você pode baixar, criado por Caroline,  para orientação na hora de transformar seu armário em um “armário cápsula” e funciona da seguinte maneira:

-Você deverá ter um número limitado de peças de roupas. Caroline sugere 37 peças, como sendo o número que ela mantém, mas diz que você pode seguir sua intuição desde que considere um armário limitado;
- A cada 3 meses você pode renovar seu armário (a cada estação);
- Você deve fazer um planejamento do que irá comprar antes de cada nova estação e ter sempre em mente que ‘menos é mais';
– Sempre que incluir itens novos em seu closet, os antigos devem ser retirados, mantendo um número X limitado de peças;
- Entram nessa contagem de peças: calças, blusas, saias, shorts, vestidos, casacos, sapatos;
– Ficam fora da contagem: acessórios, roupas de ginástica, lingeries, pjamas e roupas de festa;
– Caroline sugere ainda que você pode doar ou vender as roupas que irão sair do seu guarda-roupas;

No Unfancy, Caroline sempre posta fotos das suas criações, sugere produções e dá dicas de como viver com um armário cápsula.
Caroline conta que era uma compradora voraz e que o projeto cápsula trouxe resultados impressionates, pois além da questão financeira, ter menos roupas fez com que ela se sentisse mais feliz, mais bonita, refletiu seu verdadeiro estilo e lhe deu a sensação de que ela tinha mais.

No Brasil a blogueira Gabriela Barbosa, do Teoria Criativa, adotou a idéia do armário cápsula e conta no seu blog sobre sua experiência.

Imagem destaque:http://www.un-fancy.com

Deixe uma resposta