Oficinas de Tingimento Natural com Flavia Aranha

Oficinas de Tingimento Natural com Flavia Aranha

15/03/2017 • Feito no Brasil

Share Button

Após o sucesso das primeiras oficinas de técnicas manuais realizadas em seu ateliê, a estilista Flavia Aranha apresenta a terceira temporada e convida Hisako Kawakami, que é especializada em técnicas de tingimento natural baseadas no conhecimento tradicional do Japão e adaptadas aos pigmentos da flora brasileira.
Esta edição é formada por três oficinas de tingimento natural:

IMPRESSÃO BOTÂNICA EM TÊXTEIS COM FLAVIA ARANHA

A técnica de impressão botânica é feita através da reação química de plantas, onde suas cores e formas ficam impressas no tecido formando estampas únicas. Explorando as inúmeras possibilidades da técnica, das formas das plantas – folhas e flores –, e suas diferentes reações, a designer Flavia Aranha irá apresentar técnicas artesanais para elaborar estampas criativas e com impressões realistas.

Conteúdo:
– Apresentação sobre a técnica.
– Testes para entender repetição, espelhamento, grafismos e cores que a técnica possibilita obter.
– Execução de dois projetos individuais em lenço de seda e algodão

Data: 19 de março – 10h às 13h e das 14h às 17h
Carga horária: 06 horas/aula
10 vagas

TINGIMENTO NATURAL COM HISAKO KAWAKAMI

Hisako Kawakami nasceu em Tokio, estudou pintura e desenho na Faculdade Feminina de Belas Artes e especializou-se em tingimento natural no Instituto de Tintura de Setagaya, também no Japão. Hisako vive há mais de 40 anos no Brasil e uma de suas maiores contribuições é o desenvolvimento e difusão de técnicas de tingimento, baseadas no conhecimento tradicional japonês, adaptadas aos pigmentos da flora brasileira para comunidades de artesãos no Brasil e na África.

Para a oficina, Hisako irá ensinar a preparar a fibra para tingimento com três técnicas diferentes: a preparação e extração de corantes resultando em uma gama de 15 cores extraídas de cinco cores diferentes e técnicas de shibori (amarrações para criar padronagens e estampas no tecido).

O objetivo da oficina é trazer conceitos e práticas sobre o tingimento natural e suas aplicações têxteis utilizando matérias-primas comuns em nosso cotidiano e sob a perspectiva dos conhecimentos tradicionais japoneses. Desta forma capacitando o participante a entender as propriedades de plantas tintórias, as características de diferentes bases têxteis e a realizar tingimentos em casa.

Conteúdo:
– Preparação da fibra com seus fixadores
– Preparação e extração de corantes das plantas tintórias
– Técnicas de amarração (Shibori e Tie Dye)

Data: 25 e 26 de março – 09h30 às 12h e das 13h às 16h30
Carga horária: 10 horas/aula
10 vagas

TINGIMENTO NATURAL TÊXTIL NO CONTEXTO URBANO COM FLAVIA ARANHA

Há muitos séculos, povos experimentaram diversos tipos de matérias primas naturais para tingimento têxtil até identificarem que plantas, cascas e mineiras davam cor e vida aos tecidos. Com o surgimento dos corantes sintéticos, muito desse conhecimento tradicional ficou esquecido.

A fim de retomar esse conhecimento pensando no contexto urbano, a estilista e pesquisadora Flavia Aranha apresentará técnicas que utilizam matérias comuns de nosso dia a dia, como cascas de cebola roxa, repolho roxo, urucum, açafrão, dentre outros, transformando-as em cor para tecido.

Deste modo, a oficina tem a proposta de trazer conceitos e práticas sobre tingimento natural e suas aplicações têxteis num contexto contemporâneo, urbano e sustentável. Capacitando o participante a entender as propriedades das plantas tintórias e as características de diferentes bases têxteis, proporcionando que o tingimento possa ser realizado em sua própria casa.

Conteúdo:
– Apresentação do tingimento natural através da história.
– Embasamento teórico do processo de tingimento.
– Preparação da base têxtil para o tingimento: purga
– Como fixar as cores nos tecidos: mordentes e fixadores.
– Preparação da matéria prima corante: como fazer extratos.
– Experimentação livre: projeto individual.

Data: 08 e 09 de abril – 10h00 às 13h e das 14h às 17h
Carga Horária: 12 horas
12 Vagas

Para saber mais acesse: www.flaviaaranha.com/oficinas

Deixe uma resposta