Primeiro shopping sustentável com produtos upcycled e reciclados do mundo

Primeiro shopping sustentável com produtos upcycled e reciclados do mundo

10/05/2017 • Moda Consciente

Share Button

Na Suécia, a cidade de Eskilstuna, abriu o primeiro shopping center do mundo totalmente voltado para o consumo consciente e sustentável, abrigando lojas de produtos upcycled, reciclados ou sustentáveis. 

O ReTuna Återbruksgalleria surgiu da iniciativa de uma equipe de ativistas ambientais com base em Eskilstuna com o objetivo de torná-la a melhor cidade para lidar com a gestão de resíduos. “Acreditamos que a decisão vem de uma combinação de políticos corajosos e um desejo de ser o melhor município em resíduos, e ser capaz de enfrentar os desafios da gestão de resíduos de uma maneira totalmente nova”, Anna Bergstrom – uma das fundadoras do projeto.

“É importante para nós que os lojistas sejam empreendedores locais com o mesmo pensamento que o nosso: que querem ganhar dinheiro, tanto quanto querem salvar o planeta.”

O projeto, que já existe há quase 2 anos,  conta com dois pilares: um de doação e outro reciclagem e upcycling seguido de revenda. O ReTuna conta com estações de reciclagem localizadas a nao mais de 300 metros de qualquer área residencial do país e recebe doações de tudo o que é descartado –  em um casa e/ou itens pessoais – que são analisados pelos seus lojistas e, caso não sirvam para seus negócios, são encaminhados para outras instituições que possam usá-los.

Com uma equipe de 50 funcionários, o shopping tem nove lojas em funcionamento, vendendo material reutilizado que vão desde roupas usadas, bicicletas, esportes a materiais de construção e mobiliário. Há também um restaurante, um centro educacional, um salão de conferências e sala de reuniões, três pequenas lojas pop-up e uma loja onde os compradores podem ver todos os produtos à venda antes de encomendá-los na loja online.

O retorno do projeto é melhor do que o esperado e, segundo Bergström, embora os lojistas ainda encontrem dificuldades em obter lucro, suas receitas cobrem os custos de manter a loja funcionando com um funcionário. Uma média de 600 a 700 pessoas visitam ReTuna Återbruksgalleria por dia e o shopping está aberto sete dias por semana.

Parte do bom desempenho do projeto vem do fato de que os moradores de Eskilstuna estão bastante confortáveis ​​com a idéia de comprar produtos em segunda mão. “Em Eskilstuna e no resto da Suécia começamos a ter um consumo mais consciente. Mas ainda temos muito a fazer para agir de forma sustentável “, ressalta Bergström.

A Suécia tem liderado o caminho quando se trata de reciclagem, e o país é um precursor do chamado sistema circular de resíduos-zero. Hoje, 99% dos resíduos domésticos da Suécia são reciclados, contra apenas 38% em 1975.

 

Primeiro shopping sustentável com produtos upcycled e reciclados do mundo

Fonte: aqui e aqui
Imagem destaque via

Deixe uma resposta