Seda da paz

Seda da paz casulo feliz

14/06/2017 • Moda Sustentável

Share Button

A seda é uma das melhores fibras e matérias-primas de luxo. Seu tecido é bastante valorizado por nossa sociedade. Mas sua produção esbarra em questões ambientais como o tratamento animal. Aqui vamos mostrar que existem opções fantásticas e sustentáveis para uma produção de seda vegetariana ou da “seda da paz”, como alguns gostam de chamar.

A criação de bichos-da-seda domesticados e a vida dos bichos-da-seda silvestres são, por natureza, sustentáveis. O tecido de seda, quando produzido de forma artesanal por tecelões, tem um consumo de energia quase zero e satisfaz a maioria das diretrizes para produção de tecido sustentável.

Mas existe a produção comercial: a seda convencional é feita através da fervura dos casulos intactos e posterior desenrolar do cordão de seda única em bobinas. Apenas algumas mariposas sobrevivem para continuar a população de bichos-da-seda. O resto é morto sendo cozido em seus casulos. Isso é feito para que as fibras de seda não estejam quebradas e possam ser removidas em uma corda contínua.

Veja também: Seda de banana

Já a chamada seda vegetariana ou “seda da paz” ou também chamada de seda rústica deixa o bicho da seda viver seu ciclo de vida completo. O processamento dessa fibra é feito de forma diferente: após o surgimento das mariposas é que os casulos são coletados e a fibra é processada. Muitas vezes, é preciso combinar a fibra da seda com outras fibras para a confecção de um tecido. O resultado é um tecido de aspecto mais rústico.

Veja também: Seda vegana de cactos

No Brasil a empresa Casulo Feliz produz seda dentro das premissas acima citadas: aproveita os casulos impróprios para a indústria tradicional e também os subprodutos dessa mesma matéria-prima. Além de utilizar tingimentos naturais e maquinário artesanal para a produção dos tecidos.

Seda vegetariana casulo feliz

Osklen verão 2013

 

Imagens: Casulo Feliz

 

Deixe uma resposta