Upcycling, afinal o que é esse termo tão usado na moda?

upcycling, o que é?

14/02/2017 • Moda Consciente

Share Button

Upcycling é o processo de transformar materiais velhos e/ou descartáveis em algo novo e útil, sempre de igual ou maior qualidade, agregando valor ao novo produto. Esse é um processo que exige criatividade e trabalho manual artesanal.

Upcycling, ou reutilização criativa,  tem sido bastante usado na moda como ferramenta para criação de roupas e acessórios, a partir da transformação de materiais que estavam com sua vida útil finalizada e seriam descartados.

E atenção, pois upcycling é o oposto de recycling ou downcycling, que é a outra metade do processo de reciclagem. Downcycling envolve a conversão de materiais e produtos em novos materiais de menor qualidade. A maior parte da reciclagem envolve extrair materiais úteis de um produto e obter um material diferente. Esse processo, normalmente, consome energia e água.

Upcycling não é um termo novo. Para se ter uma ideia alguns dos melhores exemplos do upcycling moderno datam dos anos 1930-1940, quando as famílias tinham muito poucos recursos econômicos e utilizavam: sacos de alimentação tornavam-se vestidos ou portas antigas tornavam-se a nova mesa da sala de jantar.

Uma das maiores razões para o renascimento do upcycling é o impacto positivo sobre o meio ambiente, pois ajuda a criar menos lixo, diminuindo a quantidade de resíduos em aterros sanitários e a emissão de CO2 na atmosfera.

É o velho virando novo novamente, mas repaginado.

* Na foto em destaque, a Kallio, marca infantil norte americana que utiliza o processo de upcycling para transformar camisas masculinas em roupas infantis.

**E abaixo a cafeteria Beto’s Coffee Company que achou uma utilização na moda para os sacos de café

upcycling, o que é?

Deixe uma resposta